top of page
Buscar

O PODER DO OTIMISMO

  • orgonitesshiva
  • 20 de abr. de 2016
  • 4 min de leitura

O Otimismo nos ajuda a enfrentar os momentos de dificuldade com sabedoria e a guiar nossos passos rumo à realização de nossos sonhos e propósitos de vida.

O que faz com tenhamos esperança de que as coisas vão melhorar, mesmo perante as adversidades de nossa rotina é o otimismo, um mecanismo de nosso cérebro que não nos deixa abater pelas dificuldades em nosso caminho. Devido a esta estrutura, temos tendência de sempre focar no positivo quando o assunto são nossas aspirações para o futuro.

Em todas as áreas de nossa vida, devemos ser otimistas para alcançarmos nossos objetivos, termos perseverança para prosseguir, utilizando todas as situações a nosso favor. No amor, no trabalho, em casa, em nossas relações sociais, com relação ao progresso de nosso país e, principalmente, nos momentos em que estamos doentes, precisamos fazer uma programação mental positiva para lidar com as variáveis de todos estes tópicos em nossa vida.

Neste processo é preciso enxergar a realidade tal qual ela é. Evidentemente devemos ser otimistas diante do que nos acontece e do que pode nos acontecer. Ocorre que ser otimista em demasia pode prejudicar a percepção da realidade, pois quando elevamos muito nossas expectativas, a probabilidade de nos decepcionarmos é igualmente proporcional ou maior.

Quando depositamos muita esperança no futuro, não cogitamos probabilidades negativas nesse processo. O ideal é ter equilíbrio. É pensar positivamente, considerando que existem obstáculos a serem superados. O que não pode é recuar diante deles.

CARACTERÍSTICAS DO OTIMISMO

Reconhecer as renovadoras características do otimismo é uma tarefa fácil. Algumas delas são:

• O bom humor: é o melhor cartão de visitas de uma pessoa otimista. Isso não significa ser “arroz de festa” o tempo todo, mas significa que nos momentos pessoais ruins seremos pessoas capazes de ajudar e escutar os demais.

• Construir soluções diante da adversidade. Desenhar vantagens e soluções diante dos problemas, transforma-nos em seres ativos em renovação contínua, capazes de aumentar nossa capacidade de descobrimento pessoal.

• A esperança. É parente do otimismo, acrescenta sentimentos de expectativas de futuro e apresenta de forma brilhante outro conceito emocional sadio: a ilusão.

Desenvolver o otimismo em nossa conduta diária trará novas revoluções ao nosso motor vital. É o pilar básico para lutar contra a apatia e o desânimo, principais culpados por criar inconvenientes em nossa realidade.

O otimismo não é uma emoção das pessoas que tentam se distanciar das responsabilidades e simplesmente pensam positivo. O verdadeiro poder do otimismo está em nós mesmos, e exige um esforço diário; uma atitude ativa diante da rotina é o primeiro degrau a ser subido na escada do otimismo.

Devemos destacar uma ideia não menos importante: o ambiente pessimista. Devemos saber discernir e controlar as sensações que nos oferecem as diferentes fontes pessimistas que nos rodeiam. Muitas vezes este será um dos testes mais duros que teremos que enfrentar, superar ou integrar de maneira positiva em nossa vida, o que reforçará nosso otimismo e nossa esperança.

OS BENEFÍCIOS DO OTIMISMO

É o que os otimistas racionais fazem. Antes de acreditarem que algo não vai funcionar, ou não vai dar certo, eles buscam várias saídas, alternativas que os levem ao êxito. Por isso, as pesquisas realizadas afirmam que estudantes e atletas otimistas têm melhores desempenhos e, com isso, alcançam os melhores resultados por alimentarem emoções positivas e acreditarem, antes de qualquer situação, que as coisas vão dar certo.

Àquelas pessoas que tendem ao comportamento pessimista, podem desenvolver as habilidades do otimismo, passando a acreditar que qualquer situação ou dificuldade é passageira; começando a enxergar os problemas como aprendizado, que vão servir para toda a vida.

Pessoas otimistas agem exatamente desta forma: antes de considerar os fatores negativos das situações, pensam nos pontos positivos de cada uma delas. Caso elas se vejam diante de uma dificuldade, não esmorecem e encaram-na como um desafio, colocando em prática todas as alternativas para mudar, como puderem o cenário problemático.

O conhecimento pessoal vai nos ajudar a definir nossa vida, os inconvenientes, desejos ou qualquer outra vontade emocional que tivermos. Gerenciando corretamente o otimismo, desenharemos um plano estratégico saudável e puro que nos permitirá “atacar” as diferentes situações da nossa realidade, trazendo-nos força e benefícios.

Só há ganhos em ter comportamento e pensamento positivo. Não se perde nada. Pelo contrário, ser pessimista faz com as pessoas percam oportunidades: de tentar, de conseguir, de vencer e serem vitoriosas.

SE EU ACREDITO… ENTÃO, EU POSSO!

Os otimistas são capazes de mudar o mundo com a fé a esperança que alimentam de diariamente. Eles creem que se hoje as coisas não saíram como esperado, amanhã será melhor e também fazem seu próprio patrocínio positivo. Isso, sem tirar os pés do chão, sem deixar de lutar para alcançar seus objetivos, sem ficar esperando que o que desejam caia do céu, ou que uma situação que os incomoda mude, somente que porque querem.

Eles sabem que é preciso batalhar e buscar as realizações todos os dias e talvez seja disso que os pessimistas têm medo, pois para realizar os nossos sonhos, só depende de nós e mais ninguém e “Tirar a Bunda da Cadeira” para colocar a mão na massa paralisa muita gente que tem medo de lidar com o desconhecido.

Mudança de comportamento e crenças; transformação de pensamento; programação mental positiva. É assim que as pessoas otimistas são. Siga seu exemplo, antes de se dar por vencido.

Inspire-se nos otimistas, ouse mudar suas crenças e comportamentos e a ter pensamentos e ações mais positivas em sua vida. Este é o primeiro passo para conquistar resultados extraordinários.


 
 
 

Comments


bottom of page