
Ohm

O OM, é um sÃmbolo da fé Hindu, e um dos sÃmbolos mais sagrados em Hinduismo.
Estudos mostram que este som tem cura e efeitos relaxantes.
O sÃmbolo vem do Devanagiri, um manuscrito baseado em sânscrito, de onde outras linguagens emergiram.
O OM é o nome universal do Senhor. É composto dos sons à (foneticamente como em "manhã"), U (foneticamente como em "ungir") e M (foneticamente como em "mamãe").
O som simboliza o Trimurti, uma união de três deuses consistindo em Brahma (o criador), Vishnu (o conservador), e Shiva (o destruidor).
Esta palavra é um dos sons mais profundos que seres humanos podem criar com as cordas vocais e o mais fácil de ser proferido.
Diz-se que o som "ãum" corrige desordens vocais e melhora capacidades vocais.
As três letras simbolizam os três estados (despertar, sonhar, e sono profundo), as três divindades (Brahma, Vishnu, e Shiva), os três Vedas (Cordame, Yajur, e Sama), e os três mundos (Bhuh, Bhuvah, Suvah).
O Om também é chamado "pranava", que significa: "isso (sÃmbolo ou som) pelo qual o Senhor é elogiado".
A essência inteira do Vedas é guardada como relÃquia no "om" de palavra.
É dito que o Senhor começou criando o mundo depois de cantar "om". Doravante, seu som é usado para criar um começo promissor para qualquer tarefa que alguém possa empreender.
O canto do "om" deve ser feito como a ressoar de um sino (ããuumm). É um dos sÃmbolos mais antigos conhecidos no Hinduismo.
No hinduÃsmo o som é o próprio Deus. Os mantras são, assim, mágicos, e dele decorrem a origem de todas as coisas.
O trino Aum, que é a decomposição do som Om, representa essência, atividade e inércia. Ao importante mantra se acresce a simbologia do trinário para os hindus: Brama, Vixnu e Shiva (principais deuses da fé hindu); materialidade, energia, essencialidade (qualidades cósmicas); terra, espaço e céu (três mundos); corpo, pensamento e alma (composição humana).
Assim, OM simboliza tudo - o meio e a meta de vida, o mundo e a Verdade atrás dele, o material e o Sagrado, toda forma e o sem-forma. O OM tem um efeito profundo no corpo e na mente de quem o canta e também nos arredores.